O turismo procura água e sombra
Durante décadas, o sol foi o principal argumento de venda do Sul de Portugal; era aquilo que fazia o destino vender-se sozinho, sem grande esforço de promoção. Hoje começa a ser, em certas semanas do Verão, um problema turístico por resolver, não uma vantagem automática. As temperaturas extremas estão a mudar a forma como as pessoas escolhem destinos e organizam os seus dias, e quem visita o Alentejo ou o Algarve continua a procurar paisagem, património e autenticidade, mas passou a exigir também outra coisa: conforto térmico. Por outras palavras, procura água e sombra.
Basta observar o comportamento de quem visita estas regiões num dia de 38 graus. Os locais mais procurados não são necessariamente os mais sofisticados nem os mais caros; são aqueles onde existe uma árvore madura, uma fonte, um curso de água ou um jardim fresco, um sítio onde seja possível escapar ao calor durante algumas horas sem entrar num carro com ar condicionado.
Porque é que isto tem valor económico
O mecanismo é simples de explicar, embora raramente apareça descrito. Um turista que encontra um lugar fresco onde possa permanecer confortavelmente durante as horas de maior calor, entre as duas e as seis da tarde, prolonga a sua estadia no destino em vez de a interromper; e uma estadia mais longa significa mais uma refeição num restaurante local, mais uma compra numa loja, mais uma visita a um segundo ponto de interesse que de outra forma seria abandonado por causa do calor. A água e a sombra não são apenas conforto, funcionam como um prolongador do tempo de permanência, e o tempo de permanência é a variável que mais directamente se traduz em despesa local. Este valor raramente entra nas contas de investimento inicial de um município, porque se acumula ao longo de anos e não aparece numa única rubrica orçamental, mas é real e é mensurável através de indicadores simples como o tempo médio de estadia por concelho.
A diferença é visível em qualquer aldeia do interior algarvio num dia de calor extremo. Numa aldeia sem sombra nem água, o turista para o carro, tira uma fotografia à igreja e segue viagem em quinze minutos, porque não há razão física para ficar. Numa aldeia com um largo arborizado e uma fonte a funcionar, o mesmo turista senta-se, pede um café, deixa os filhos molharem os pés, e essa meia hora extra é, em termos práticos, a diferença entre um concelho que aparece nas estatísticas de turismo de passagem e um concelho que começa a aparecer nas de turismo de permanência.
Um activo que já existe
O Sul do país tem estes espaços em quantidade que a maioria dos municípios ainda não inventariou correctamente. A Fonte Benémola, em Querença, o Pego do Inferno, perto de Tavira, o Pulo do Lobo, no concelho de Mértola, são exemplos conhecidos, mas por cada um destes existem dezenas de fontes, açudes e pegos sem qualquer sinalização, manutenção ou promoção, muitas vezes a poucos minutos de estradas principais. Nas pequenas aldeias do interior algarvio e alentejano, lugares vistos durante anos apenas como zonas de passagem têm hoje exactamente as características que quem foge da pressão do litoral procura: tranquilidade, água corrente, sombra madura e ausência de multidões.
Estas intervenções têm uma vantagem que a maior parte dos equipamentos turísticos não tem: servem residentes e visitantes ao mesmo tempo. Um lavadouro recuperado ou uma zona de banho natural bem sinalizada dá às crianças da terra um espaço de recreio, aos idosos um ponto de encontro, e às associações locais um lugar para actividades de Verão; o mesmo investimento que atrai o visitante melhora directamente a vida de quem já vive ali, o que raramente acontece com um novo equipamento hoteleiro ou um parque temático.
O risco de promover sem gerir
Há, no entanto, um erro que já se vê a acontecer em vários destes locais, e vale a pena nomeá-lo antes que se repita mais vezes. O Pego do Inferno é hoje um bom exemplo do que acontece quando um espaço de água e sombra é promovido antes de ter capacidade de acolhimento: em agosto, o parqueamento espalha-se pela estrada de acesso, o caudal que dá nome ao local reduz-se com o calor e a pressão de visitantes numa bacia pequena degrada rapidamente as margens que atraíram as pessoas em primeiro lugar. Um espaço natural com capacidade para cinquenta pessoas por dia não ganha valor turístico ao receber quinhentas; perde-o, porque a experiência que se vendeu, tranquilidade e contacto com a natureza, deixa de existir precisamente quando a procura aumenta.
Isto significa que a recuperação destes espaços não pode ser apenas promoção. Precisa de vir acompanhada de gestão básica: estacionamento definido fora da zona sensível, limite informal ou formal de afluência em dias de maior calor, sinalização que oriente sem ser excessiva, e sobretudo a escolha consciente de quais locais divulgar amplamente e quais manter com promoção mais discreta, reservados a quem os procura activamente em vez de os encontrar num anúncio de rede social. Um município que recupera dez fontes e promove todas da mesma forma está a criar dez versões futuras do Pego do Inferno em vez de dez experiências distintas.
O que fica por fazer
O maior obstáculo não é técnico, é de reconhecimento. Uma fonte continua a ser tratada como património histórico menor, e um parque de merendas continua a ser tratado como equipamento secundário, quando ambos podem funcionar como peças de uma estratégia de conforto climático que serve simultaneamente turismo e adaptação ao calor. Os municípios do Sul enfrentam ao mesmo tempo pressão climática, pressão turística e orçamentos limitados; poucas intervenções conseguem responder às três coisas ao mesmo tempo com o custo baixo que a recuperação de uma fonte ou de um pego natural exige.
O primeiro passo é prático: cruzar o inventário de património hídrico do concelho com o plano municipal de turismo, algo que hoje corre em gabinetes separados na maioria das câmaras. Um espaço de água e sombra recuperado e devidamente sinalizado no roteiro turístico municipal custa uma fracção do que custa qualquer equipamento novo, e serve o visitante em Julho tanto quanto serve o morador em qualquer mês do ano.
Nuno Mamede Santos é o fundador da Terracrua Design e do Instituto de Planeamento Regenerativo. Com mais de vinte anos de experiência em três continentes, dedica-se ao planeamento territorial regenerativo, integrando hidrologia, ecologia e economia numa visão sistémica do território.
Publicado a 14 de Julho de 2026 no Barlavento: https://www.barlavento.pt/o-turismo-procura-agua-e-sombra/